quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Equilíbrio do PASBC não pode ser comprometido




Por Jarbas Athayde Guimarães Filho - RIONET 29/09

Não se pode conceber um Plano de Saúde sem o caráter de perpetuação. Nosso PASBC deve servir a todos de forma isonômica, independentemente da expectativa de vida que cada um de tenha.

Medidas que possuam tão somente o caráter populista, sem um exame aprofundado das eventuais consequências devem e têm que ser evitadas, pois, com toda a certeza, irão acarretar problemas futuros.

O nosso Programa de Saúde saiu de uma situação pré-falimentar ao final do ano de 2004 para, atualmente, o tão desejado equilíbrio financeiro. Esta mudança se deveu à mobilização dos servidores/titulares, ao interesse na composição do Comitê Gestor na condição de co-participantes do processo de gestão e, certamente, nas ações planejadas e implementadas pelos gestores.

A PDL (Participação Direta Limitada) como já abordado em texto anterior, é um dos pilares que dão sustentação ao equilíbrio do PASBC, pois em conjunto com medidas gerenciais eficazes exerce plenamente o seu papel, qual seja, o de envolver os titulares e seus beneficiários no processo de controle de gastos como uma vertente imprescindível que se soma à auditoria de contas.

Indagado e instigado por um colega a dar um exemplo de como pode se dar este envolvimento tão desejado, acabei narrando um fato ocorrido comigo em agosto de 2009. Após uma cirurgia bem sucedida no Hospital de Clínicas de Niterói, saí do centro cirúrgico para a UTI pós-operatória. No dia seguinte pela manhã meu médico assistente deu alta às 10hs para que eu fosse encaminhado a um apartamento. Fiquei contente, mas a enfermeira da UTI me disse para não comemorar pois muitas vezes a alta é dada mas o hospital não tem apartamento disponível, o que pode deixar o paciente por mais um dia ou dois na UTI. No mesmo momento pedi a ela que me desse o boco e a caneta que estavam sobre a mesa pois iria anotar o horário da alta, uma vez que a partir daquele momento a diária do hospital teria que ser relativa ao apartamento e não à UTI como determinam os credenciamentos. Bom, exatos 30 minutos depois fui devidamente acomodado em um apartamento. A diferença dessas diárias é bastante significativa. Imaginem isso multiplicado por “n” vezes considerando o nosso universo de 29 mil vidas em nosso PASBC.

O Portal do PASBC tão desejado por todos nós deve estar no ar, segundo previsão dos gestores, até o final deste ano. Ele será fundamental no processo de interatividade com os titulares do Programa e com os profissionais credenciados. Precisamos tornar mais clara a forma de apresentação de nossas despesas e, certamente, esta será uma das áreas de fundamental importância do Portal.

Peço, mais uma vez, que votem pela manutenção da PDL no quesito 28 da votação eletrônica no Portal do SINAL. Lembro, também, que o processo de votação será encerrado às 17hs do próximo dia 30.09, sexta-feira.


Jarbas Athayde Guimarães Filho é membro eleito para o Comitê Gestor do PASBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário