segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Banco Central do Brasil encolhe, enquanto outros países reforçam o efetivo

A edição de Janeiro/2012 da publicação "RH em Números" do Banco Central do Brasil apresenta a forte redução em sua força de trabalho durante o último ano. Somente em 2011, o BCB perdeu o equivalente a 5,7% do efetivo (279 servidores) [1].
 Com isso, fechou o ano passado com deficit de 29% em relação aos cargos definidos em lei [2].

 O infográfico acima mostra a evolução dos quadros de alguns bancos centrais. A comparação internacional aponta que o BCB foi um dos que teve a maior redução na força de trabalho. Para o estudo utilizou-se dados das duas maiores economias desenvolvidas (EUA [3] e União Européia [4]) e de dois países em desenvolvimento (China [5] e África do Sul [6]). O conjunto dos países analisados correspondem a 57% do PIB mundial (em Paridade do Poder de Compra) [7].

 Apesar das especificidades das funções de cada banco central, observa-se que o efetivo do BCB é bastante reduzido em relação ao tamanho da população e importância econômica do Brasil. A deficiência de pessoal do Banco Central do Brasil também já foi objeto de alerta por organismos internacionais. O Banco Mundial, na última edição de seu Relatório sobre a Observância de Normas e Códigos (Report on the Observance of Standards and Codes (ROSC)), alertou sobre a insuficiência de pessoal para realizar uma adequada supervisão bancária [8].

 Nos relatórios anuais dos bancos centrais pesquisados, verifica-se uma grande ênfase nos investimentos em Recursos Humanos, em decorrência do aumento da complexidade na atuação dessas instituições. Nos EUA, por exemplo, apesar das fortes restrições orçamentárias americanas, o Federal Reserve aumentou sua força de trabalho em 3% no último ano. Fonte: http://www.concursadosbacen.com.br/

Um comentário:

  1. Vale lembrar que em novembro de 2009, o GAFI fez sua primeira inspeção no Brasil e em junho de 2010 elaborou um relatório a respeito do cumprimento pelo Brasil de suas recomendações. O referido relatório – denominado Mutual Evaluation Report - tem 320 páginas e está disponível na internet no link http://www.fatf-gafi.org/dataoecd/13/50/45800700.pdf. A despeito da importância de todo o documento, chama a atenção o fato de que o mesmo relatório por diversas vezes alertou para a necessidade de incremento no quadro de pessoal do Banco Central do Brasil.

    ResponderExcluir