quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Aprenda a transformar seu smartphone em um roteador

POR JOSÉ ANTONIO RAMALHO - FSP 02/02

Há duas semanas, publiquei no caderno "Tec" um roteiro para quem deseja usar o telefone celular como um roteador e, por meio dele, conectar um notebook ou um tablet à internet:

Use celular como roteador para acessar a internet


Se você tem um smartphone com recurso de Wi-Fi e possui um pacote de dados e acesso 3G, poderá configurá-lo como se fosse um roteador e acessar a internet a partir de um notebook ou de um tablet, por exemplo, usando a conexão do telefone celular.


1 O procedimento é parecido para todos os sistemas operacionais de celular. Você deve encontrar a opção que ativa o roteador, criar uma senha de proteção e ligar o recurso. O exemplo de configuração a seguir foi realizado em um celular Samsung Galaxy S 2, com Android.


2 O recurso Roteador Wi-Fi só está disponível a partir da versão 2.2 do Android. Para saber a versão instalada no seu aparelho, vá a Configurações e a Sobre o telefone.


3 Toque no ícone Aplicações e, depois, em Configurações. Em seguida, selecione a opção Conexões sem fio e rede.


4 Escolha Roteador Wi-Fi e Modem. Selecione o item Roteador Wi-Fi e pressione o botão OK. Toque novamente no item Roteador Wi-Fi para ativar o recurso.


5 Se você estiver com o Wi-Fi do telefone ativado, o celular avisa que você terá que desconectar para usar o roteador. Clique em Sim para continuar.


6 Para garantir que outras pessoas não acessem sua conexão, selecione a opção Configurar Roteador Wi-Fi. Lá, você poderá mudar o nome da conexão (SSID de rede), que é o nome da conexão Wi-Fi que aparece para os usuários, e ativar um modo de segurança com senha.


7 Selecione o modo de proteção WPA2 e digite uma senha com pelo menos oito caracteres.


8 A senha que você criou será solicitada quando algum micro ou celular tentar acessar o seu "roteador".


Em resposta à coluna, vários leitores escreveram pedindo orientações específicas sobre como fazer essa adaptação em seus modelos.

Atendendo aos pedidos, o "Atalho" traz, no infográfico acima, um passo a passo para fazer a operação em aparelhos de cinco fabricantes: Apple, HTC, Motorola, Nokia e Samsung.

Para transformar o celular em um roteador, é recomendável ter um smartphone com plano de dados 3G.

Tablets e notebooks que possuem conexão Wi-Fi permitem acessar a internet por meio de um roteador caseiro ou de um hotspot público.

Quem precisa estar conectado à internet a qualquer momento normalmente opta por um tablet já com o recurso 3G, mais caro, ou compra um minimodem 3G de uma operadora e o espeta numa entrada do notebook.

O uso do smartphone com plano de dados como roteador permite evitar essas despesas extras.

Mas, antes de adotar o celular como roteador, verifique com sua operadora a configuração de seu plano de dados 3G. Assim, você não terá uma surpresa quando receber a conta mensal.

Se seu plano for ilimitado, não há problemas. Você pode navegar na web no notebook ou no tablet, via smartphone, sem riscos.

Nas operadoras de São Paulo, os planos que têm limite mensal de uso variam de 10 Mbytes a 2 Gbytes e custam de R$ 9,90 a R$ 99,90.

Para os usuários que ultrapassam o limite, as operadoras adotam duas políticas: ou cobram do usuário por Mbyte excedido ou reduzem a velocidade da conexão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário